· 

Pioneiros no Aca-Sintra

Nos passados dias 18, 19 e 20 de Março de 2016 os pioneiros do agrupamento 983 de S. Pedro da Cadeira partiram, nessa sexta, de comboio para Sintra. Nesse mesmo... dia, visitaram o centro de Sintra à noite onde se podia também ver com clareza o castelo. Uma vista magnífica.


No dia seguinte, partiram para a exploração de alguns postos em Sintra, nomeadamente, a quinta da Regaleira. Aí visitaram o palácio, última obra, em Portugal, de Luigi Manini. Ainda na quinta conseguiram visitar o famoso poço iniciático, que afunda 27 metros no interior da terra, a capela neomanuelina, a gruta do Oriente, entre outras maravilhas. Após o almoço, apesar de alguma chuva, os pioneiros subiram, então, a serra de Sintra, a fim de visitarem o parque e Palácio da Pena, fruto do génio criativo de D. Fernando, expoente máximo, em Portugal, do romantismo do século XIX.


Depois da visita ao palácio, os pioneiros realizaram um raid até à rua do pioneiro, perto da praia das Maçãs, onde fizeram Cozinha Selvagem e passaram a noite acampados.

 

No dia seguinte, domingo, os escuteiros, após algumas atividades e arrumos, dirigiram-se, de malas ás costas, até Azenhas do Mar para a missa presidida pelo Padre Zé António, antigo pároco da comunidade Cadeirense, dando assim por terminada a atividade.