· 

AcaPáscoa - Bom Jesus do Carvalhal

No fim de semana dos dias 7, 8 e 9 de abril, os pioneiros 101 São João Batista do agrupamento 983 S. Pedro da Cadeira encontraram-se para mais uma atividade. Atividade essa que se realizou no Santuário do Bom Jesus do Carvalhal, Bombarral. Esta atividade foi organizada principalmente pelos pioneiros e teve como imaginário a “Ida à Lua”.

A atividade iniciou-se na sexta-feira, dia 7, na própria sede de escuteiros, onde todos se encontraram para levar o material necessário. Já em campo, montaram-se as tendas, fez-se uma pequena ceia partilhada até que chegou à hora do silencio, ao qual todos foram dormir para que no dia seguinte estivessem cheios de energia para mais um dia de atividades!

No dia seguinte, já com todos acordados, fez-se pela primeira vez, em comunidade, como aquecimento matinal alguns passos de zumba e tomou-se o pequeno-almoço. Esta atividade teve como principal objetivo, a preparação para o ACANAC a nível das construções, sendo assim, ao longo da manhã e parte da tarde foram contruídos o pórtico, o oratório, a cozinha, a mesa comum e o guarda-material. Já com as construções finalizadas procedemos à realização de algumas oficinas, tais como: oficina de técnica escutista, oficina de orientação e oficina sobre a Lua, visto o imaginário ser “Ida à Lua”. Estas oficinas foram dadas de pioneiros para pioneiros, ou seja, cada equipa ficou responsável por preparar uma determinada oficina e apresenta-la às restantes equipas. Entretanto houve uma happy hour e preparação para o fogo de conselho que se iria realizar mais tarde. Preparou-se o jantar, que fora cozinha Selvagem, e as sobremesas para um concurso de Sobremesas que se iria realizar asseguir ao Jantar. Este dia terminou com a partilha de jogos e peças cómicas e Sérias das equipas no Fogo de Concelho, também nesse momento procedeu-se à queima do sisal por parte dos novos elementos.

No ultimo dia, Domingo, procedeu-se ao aquecimento matinal também com zumba às 9h e o pequeno-almoço deu-se de seguida. Realizou-se o jogo bíblico que teve como tema as leituras do Domingo de Ramos para que na Eucaristia, que se iria realizar de seguida, pudéssemos já ter uma interpretação das mesmas. Depois almoçou-se e fizeram-se as desmontagens e limpeza do campo. Para terminar esta atividade realizaram-se alguns jogos diversos e tradicionais, preparados por cada equipa, e também se avaliou esta atividade.